segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

De que lado estamos: contra ou a favor de nós?

Dando continuidade as nossas reflexões, vamos hoje nos dedicar a entender melhor o que existe nos bastidores de cada decisão tomada.

De que lado nós estamos efetivamente: contra ou a favor de nós?

Vivenciamos essa inquietante questão diariamente, mas poucas vezes nos permitimos parar e entender o que move a decisão.

Ao acordarmos iniciamos uma série infinita de escolhas. Algumas conscientes e outras que se fazem de acordo com nossas emoções e valores, e, portanto inconscientes.

Através do nosso mecanismo de percepção, vemos as alternativas e escolhemos o que julgamos melhor.

Vamos a um exemplo bem simples sobre como funciona a percepção baseada em nossos valores intrínsecos que nos guiam.

Lá fora cai uma chuva fina. Esse é o cenário. Agora vamos ver a percepção de dois grupos de pessoas, sendo que há inúmeras variações dentro desses.

Grupo Um: Ao perceberem a chuva ficarão aborrecidos, chocados, logo pensando que o trânsito vai estar péssimo, que o ônibus estará lotado e repleto de pessoas molhadas, que as ruas estarão com poças, e assim prosseguem em suas pré-conclusões de como será o dia. Como podemos notar dificilmente o dia será agradável, pois já assumiram ao ver a chuva uma postura de pessimismo, de derrota.

Grupo Dois: Ao perceberem a chuva acharão lindo, afinal a vegetação precisa dessa chuva contínua e mansa, tornando as cores ainda mais vividas; o ar ficará mais fresco e as ruas mais limpas isentas da poeira acumulada, e assim iniciam o dia com suas pré conclusões de como ele será. Como podemos notar neste grupo, a chuva não foi fator determinante para abater a alegria pela oportunidade de novo recomeço. Assumiram uma postura de vitória, de otimismo.

Isso acontece a todo instante, mas nem notamos. Os dois grupos fizeram escolhas, que determinarão a qualidade das vibrações e da atração que irão exercer e receber.

Embora o cenário seja o mesmo, como já mencionamos, a percepção é totalmente diferente. Para o primeiro grupo a realidade é que a chuva irá estragar o seu dia. Embora nem tenham se dado ao trabalho de avaliar a "verdade" de suas considerações, afinal o cenário era de uma chuva fina e não de uma tempestade. Muitas de suas considerações fazem sentido, como o ônibus estar mais lotado, o trânsito piorar um pouco, mas será isso motivo para deixarmos de ver a beleza de um novo dia?

Em todas as ocasiões iremos perceber que nada é 100% certo ou errado, bem como nada é 100% satisfação ou insatisfação. Sempre iremos encontrar na mesma situação coisas que agradam e que desagradam. Mas de qual lado ficaremos?

As diferentes percepções que de um mesmo fato nos conduzem a caminhos diferentes. Nossas experiências, valores, sintonias e vibrações são os elementos responsáveis por construírem essas experiências.

Quando estamos em desequilíbrio interior, nada ao nosso redor, nada que venha do exterior será capaz de trazer a paz, a serenidade e a alegria que buscamos. Assim a chuva será motivo para estragar o dia; assim como o sol que irá aquecer, e nos fazer transpirar, e vamos construindo desculpas, para justificar a insatisfação que existe dentro de nós. Perdemos o referencial racional para avaliar qualquer fato.

Se continuarmos a escolher esse lado iremos caminhar por um longo túnel escuro e sombrio, sem perspectivas de chegada da luz tão cedo.

Quando estamos equilibrados, mesmo diante das experiências negativas que trazemos em nossas bagagens, temos ainda o bom senso para analisar as situações e os fatos sob a ótica da esperança, da persistência e do recomeçar.

É fato que nem sempre estaremos gozando nossas melhores energias e vibrações, em situações como quando, estamos chateados, tristes, magoados. Estes acontecimentos diários acabam por gerar um desequilíbrio momentâneo normal, fazendo parte do conceito de aprendizado.

Mas o que irá mudar a nossa percepção da realidade é o lado que escolhermos ficar. Ficaremos lamentando e revivendo os fatos, ou buscaremos alternativas coerentes com nosso grau de conhecimento e amadurecimento?

De que lado ficaremos, meus amigos, é o que fará a diferença entre o caminhar e o estagnar. Entre o ver a realidade de forma mais positiva ou se entregar ao derrotismo.

Cada vez que estagnamos e desistimos de buscar outras formas estamos assumindo uma posição de inimigos de nós mesmos. Aliás, já sabemos que os nossos maiores inimigos não são outros encarnados ou até mesmo desencarnados, mas nós mesmos através do emaranhado de vícios psicológicos provenientes de situações mal resolvidas, sem a luz do amor.
 
Dentre muitos existentes destacamos o egoísmo e o orgulho, que não nos permitem assumir um equívoco e nem a oportunidade de recomeçar.

Esta semana, os convido a ficarmos atentos a cada pequeno detalhe de nossas escolhas e os sentimentos que as norteiam. E analisar com sinceridade de que lado nós estamos: contra ou a favor de nós mesmos. E mudar sempre que necessário, pois a melhor escolha é ficarmos sempre do nosso lado, nos permitindo uma nova oportunidade, um novo recomeço, pois Jesus em sua superioridade moral continua escolhendo estar ao nosso lado sempre, nos estendo a mão para seguirmos um passo mais em nossa longa caminhada de amadurecimento.

Que as escolhas sejam pautadas no amor de Jesus.
Com muito carinho,

Irmão Matheus

Psicografia recebida em 09/03/2015, por Médium: Lúcia (Cavile)
Espírito: Irmão Matheus (Colônia Espiritual Maria de Nazaré)

Nenhum comentário:

Postar um comentário